domingo, 16 de novembro de 2008

Distância Transaccional


 Nos finais do séc. XX (1980), M. Moore criou o conceito de distância transaccional, reportando-se à envolvência dos estudantes no modelo pedagógico de Educação a Distância. Assim, definiu distância transaccional em função do diálogo e da estrutura. Segundo Moore, uma distância transaccional pequena implicava um maior envolvimento do estudante. Logo, o aumento do diálogo entre o professor e o estudante indiciava uma reduzida distância transaccional; mais estrutura, fornecida e regulada pelo professor, conduzia a uma distância transaccional mais elevada.O estudante teria mais dificuldade em controlar as suas aprendizagens, em virtude de mais estrutura, implicando também um menor comprometimento com os conteúdos. 
Importa sublinhar que o ambiente exerce grande influência entre professores e alunos. A desligação física e geográfica concorre para a origem de comportamentos, eventualmente, prejudiciais para os estudantes e para as inerentes aprendizagens, sendo verosímil um defeituoso entendimento entre professores e estudantes.Torna-se assim imperioso ultrapassar essa distância transaccional, nesse espaço de relação pedagógica e de comunicabilidade.
M. Moore e Kearsley (1996), admitiram a emergência do factor autonomia do estudante que vai interagir com os factores diálogo e estrutura. A conjugação destes três factores, constituem um útil paradigma para tornar perceptível o papel do estudante, no universo da Educação a Distância.
Saba e Shearer (1994), criaram um paradigma dinâmico cuja distância transaccional aumentava à medida que aumentava o diálogo e diminuía com o aumento da estrutura. Este paradigma integrava o controlo do professor (directo ou indirecto) - determinante para a estrutura e o controlo do estudante (activo ou passivo) - determinante para o diálogo. Para Moore, a distância transaccional é mais uma questão de ordem pedagógica do que física. Advoga ainda, que a distância transaccional deve ser superada pelos professores, estudantes e pelas instituições educativas, com o propósito de se encontrar um processo de aprendizagem estruturado e eficaz.

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